Foi em Aveiro que em 2008 me estreei na distância Olímpica, e desde então que tenho participado nas restantes edições da prova. Este ano não foi excepção e, ainda para mais, sendo a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo, não podia faltar.
No segmento de natação nunca consegui encontrar o meu ritmo e, acabei por perder muito tempo para a frente da corrida. Cheguei à segunda transição com cerca de 1m15s de atraso para os primeiros, mas nos meus pés estavam vários atletas de bom nível e, logo à saída do parque juntou-se um bom grupo para perseguir os líderes. À medida que o número de voltas passava o grupo aumentava, ora porque apanhávamos alguns atletas que não conseguiam seguir o ritmo dos primeiros ora, porque alguns dos triatletas que seguiam em voltas anteriores à nossa aproveitavam a nossa boleia.
Dentro deste grupo alguns atletas destacaram-se pelo trabalho que fizeram de forma a não perdermos muito tempo para a frente da prova. De um grupo de 3 ou 4 atletas tenho que destacar o José Estrangeiro que sempre tentou manter alguma ordem no grupo e foi dos que mais trabalhou para levar a bom porto as nossas intenções. Para além do José, também o Filipe Azevedo, o Gil Maia e eu íamos passando pela frente e assim, conseguimos chegar à segunda transição "apenas" com 1m35s de atraso.
Na primeira das 4 voltas de corrida não me estava a sentir muito confortável, mas com o passar do tempo fui-me conseguindo soltar e a partir da 2ª volta encontrei o meu ritmo e consegui recuperar várias posições. No início da última volta de corrida já tinha conseguido chegar ao 3º lugar (3º Sub23) e mantive-me aí até final. No que diz respeito ao Campeonato Nacional, depois de ter sido 4º (3ºsub23) em Montemor (só contando com os atletas portugueses), consegui em Aveiro 3º em ambas as classificações (Absoluta e Sub23).
Domingo foi dia de Nacional de Clubes, uma prova que todos os anos se torna mais emocionante. Este ano a estafeta do Sporting era composta por mim, pelo João Curado e pelo João Silva (por esta ordem).
Sendo um prova em que cada atleta faz um triatlo na distância Super-sprint, torna-se uma prova muito rápida. Nos primeiros 375m de natação consegui manter o contacto com os da frente e logo no inicio do segmento de ciclismo formou-se um grupo na frente. Durante as duas voltas em cima da bicicleta houve quem tentasse mexer na corrida, mas acabámos por chegar juntos à segunda transição.
Na corrida final consegui ir na frente, e entreguei o "testemunho" em segundo, mas logo atrás do Miguel Arraiolos ("Águias de Alpiarça"). Durante o resto da prova houve bastantes alterações nas posições de cada equipa, mas no final quem ganhou foi a equipa do Alhandra, e o Sporting ficou em 2º lugar, um ótimo resultado depois do 3º alcançado o ano passado.
O meu próximo objectivo vai ser a Taça da Europa de Banyoles, mas até lá ainda vou competir em Abrantes.
Até à próxima,
Ruben