quarta-feira, 10 de junho de 2009

Triatlo de Oeiras

Realizou-se hoje o triatlo de Oeiras. Como no próximo domingo vou competir na distância Olímpica (prova durinha..) em Espanha, não participei neste triatlo. Mas como adepto da modalidade, e afigurando-se esta, uma prova bastante interessante, com vários candidatos a vitória final, hoje de manhã desloquei-me à praia da torre para assitir à competição. Este ano a prova tinha algumas alterações, o nrº de faixas de rodagem disponíveis no segmento de ciclismo tinha sido reduzida para metade (em relação a anos anteriores), e o segmento de corrida realizou-se também na marginal. Destaque ainda para o palco montado junto ao retorno da corrida, onde durante as provas actuou uma banda, o que deu a este triatlo um cheirinho a festival de Verão (ainda que numa escala reduzida).
Quanto à prova, a natação foi principalmente dominada por atletas júniores que, ultrapassaram uma quantidade imensa de algas estacionadas na praia, e as difilcudades impostas pela corrente (houve quem não tivesse superado esses osbtáculos muito à vontade...deve ter havido pouca caçetada naquelas boias!) e concluiram rapidamente os 750m do percurso. Na frente da prova vinham atletas como o Pedro Mendes, o Miguel Fernandes, o João Curado e o Bruno Pereira. Devido ao rápido segmento de ciclismo, formaram-se grupos de atletas muito numerosos. O ciclismo não trouxe grandes alterações na classificação, o que deixou a decisão final para a corrida. Os atletas favoritos a vencerem esta prova eram principalmente os que integravam o primeiro grupo, tais como Diogo Custódio, Miguel Fernandes, Pedro Gomes, Gil Maia, Tiago Lobo, entre outros, e o Lino Barrunho que vinha num grupo mais atrasado (mas que é muito forte a correr, e que o ano passado me obrigou a sofrer para eu garantir o pódio nesta mesma prova). Quem acabou por levar a melhor foi o meu companheiro de treino Miguel Fernandes, que na última volta de corrida deixou o Pedro Gomes (2º classificado) para trás e garantiu assim a sua primeira vitória na taça de Portugal. A fechar o pódio ficou o Tiago Lobo.
Apesar de ver as provas do lado de fora não ser tão realizante como competir, às vezes sabe bem estar deste lado. Principalmente no período antes da partida onde estão todos um pouco ( ou muito) nervosos, e nós até podemos dar nos ao luxo de dar um mergulho.Maravilha..

0 comentários: