quarta-feira, 8 de julho de 2009

CE Holten


O CE de juniores está feito!
Chegamos a Holten na 6º à tarde, depois de algumas (bastantes) horas de viagem. O primeiro compromisso que tivemos foi o briefering da prova dos elites, onde já foi possível estabelecer contacto visual com muitos atletas que iriam competir nesse fim-de-semana.
Sábado foi dia de descançar, ver o percurso de natação, e parte do de ciclismo.
Domingo foi o grande dia das provas.


Às 9h45, com 79 Júniores alinhados no pontão (eu tinha o dorsal 74 e parti sobre o lado esquerdo do pontão), estava tudo preparado para o ínicio da prova. Ao meu lado estava um russo (acabou por ser 3º) e um alemão, ambos maiores que eu, o que fazia prever uma partida complicada. E assim foi, mal toca a buzina, 79 atletas sedentos de vitória lançam-se à água sem piedade. Eu acabei por passar um mau bocado na parte inicial do segmento, devido aos "choques". A determinada altura consegui chegar-me para o lado esquerdo, tive que com um ou dois atletas para manter essa posição no pelotão, e até à boia consegui "subir" um pouco no grupo. À chegada à boia, eu estava por dentro mas tentei fazer a boia numa trajectória que me permitisse passar para fora mal a passasse. Assim sendo após a passagem da 1a boia estava do lado direito do pelotão (as boias estavam à esquerda), onde apanhei os pés de um espanhol, e fomos os dois o resto do percurso a recuperar posições até à saída de àgua. O primeiro a sair da água foi o João Serrano, a meio do 1o (e grande) grupo saí eu, 4s depois do Ventura e, logo seguido pelo Amorim.


Partida (foto de www.triathlon.org)




Com muita gente junta na transição, no ínicio do ciclismo formaram-se grupos muito pequenos e pouco separados, que rapidamente se transformaram em poucos grupos, mas grandes. Seguia um grupo já numeroso na frente, eu seguia num 3º grupo que acabou por se juntar ao grupo do Amorim e do Ventura, e já à entrada de holten conseguimos entrar no 1º grupo. Na cidade o percurso fazia principalmente em ruas não muito largas, com curvas apertadas e estreitas, lombas grandes, zonas de empedrado, e tinha uma subida. Neste percurso, devido ao tamanho do pelotão e ao facto de não ter grande técnica em cima da bicicleta, nunca me consegui chegar à frente do grupo e andei todo o tempo mais a meio. Na 2ª volta, no final da subida, o grupo que vinha atrás de nós liderado pelo Palma colou, e ficou assim um grande grupo de cerca de 50 triatletas. Na descida em direcção ao parque de transição passei por algumas dificuldades e acabei por não entrar bem colocado no grupo,e como o grupo era grande, quando estava a entrar no parque, já estavam bastantes atletas a começar a correr.



Com a entrada de 50 atletlas, o parque de transição tornou-se um "pandemónio"... houve quedas, choques, bicicletas atravessadas, etc... Mal consegui sair do parque fiz um forcing para tentar chegar-me à frente. Na parte inicial ainda consegui passar bastantes atletas, mas nunca consegui chegar à frente. Acabei por acabar em 15º, e 1º Português, posição que poderia ter sido melhor caso tivesse controlado melhor o meu lugar de entrada no PT. Ainda assim acho que foi uma boa prova, pude competir com outros júniores, e representar a seleção nacional, o que é sempre bom.



Eu e o Palma a correr (foto do site da FTP)

Algumas fotos de evento em: http://gallery.ectriathlon2009.eu/

6 comentários:

Miguel Andrade disse...

Ruben grande prova! Parabéns!

sica disse...

Parabéns Campeão, espero que o resultado te dê uma motivação ainda maior para percorrer o longo caminho que tens pela frente.
Agora vem o Olimpico em Aveiro, que tal um Top 5 .

Anónimo disse...

"descançar"

Muito bom!

VICVFX disse...

Tiveste bem chavalo...reagrupar para a próxima...mostrar a eles que não são só os do CAR que andam...

abraço

Anónimo disse...

tavas em mare de sorte, aposto que nem consegues ir ao podio de juniore em aveiro. um campeao ganha sempre e nao so as vezes

Pipa Santos disse...

e que tal os anónimos com comentários da treta se identificarem, isso é que era de valor....

Não era preciso ficares tão abananado no domingo quando passei por ti de bicla no algueirão ;)

Bj