
(foto de www.ammamagazine.com)
Bom ano!
(foto de www.ammamagazine.com)
Bom ano!
(Sérgio, João, Tiago, Pedro, e eu. Foto de http://vicvfx63.blogspot.com)
Hoje, amanhã, e quarta-feira, são dias para acordar as 5h40 da manhã. São também os últimos dias de treino antes do Natal. Depois é tempo de Paz, Alegria, e essas coisas todas,e também de dieta baseada em sonhos, bolo rei, mousse de chocolate, filhoses, etc... aquilo que todos os atletas devem comer. Como estamos em época festiva, podemos desviar-nos um pouco da dieta e provar o bacalhau, as couves, um bocadinho de sopa,e alimentos nutritivos, mas com moderação...sem abusar.
Depois do Natal vou participar na São Silvestre de Lisboa dia 27, mas isso é outra história, e fica para depois.
Joyeux Noel
A viagem foi comprida mas custou menos do que estava à espera. Saímos de Lisboa, fizemos escala em Londres e Singapura (o aeroporto de Singapura tem piscina!). Muitas refeições de avião, e outras em aeroportos. Em 5 refeições, 4 foram jantar! Estes fusos horários são tramados. Durante a viagem o melhor amigo do homem deixa de ser o cão e passam a ser os filmes e séries que podemos ver no sistema video on demand do avião.
Chegamos à Austrália, terra onde se anda de cabeça para baixo e conduz-se à esquerda, dia 3 de manhã. Estamos alojados no Sports Super Center em Runaway Bay, no lodge 8. Neste centro de treinos é também onde está a decorrer o estágio de desenvolvimento da ITU. Aproveitei as voltas de bicicleta para treinar, e para conhecer as redondezas. Nos treinos de corrida houve quem já tivesse visto canguros, eu estou à espera de os encontrar num dos próximos treinos de corrida. Ontem pedalamos de manhã, e à tarde fomos a Sufers Paradise para nadar no mar, e passear um pouco por lá depois. Acabamos por não nadar por causa das condições do mar, mas aproveitamos bem o tempo em que lá estivemos para conhecer a cidade.
Foto:Surfers Paradise
Entrámos hoje na última semana antes da prova, é tempo de começar a "afinar" o corpo. Vão agora começar a haver treinos oficiais nos percursos das provas, e os brieferings. Estas são as notícias por agora, mas ainda vou tentar escrever aqui pelo menos mais uma vez antes da prova...
A natação fez-se num ritmo não muito rápido o que me permitiu seguir sem grandes problemas no 1o grupo, onde cheguei a andar perto da frente logo atrás dos líderes. No final do segmento de natação deixei me surpreender, e acabei por sair da água mais no final do grupo. A primeira transição fez logo algumas diferenças, o grupo de 12 que saiu da aguá na frente ficou dividido em dois. Eu seguia no 2º grupo, juntamente com o José Estrangeiro, o Fabrício Tomás, e posteriormente o Vasco Pessoa. Na segunda volta de ciclismo já estavamos no grupo da frente, porém o Hugo Ventura e o Miguel Arraiolos já tinham fugido. Até ao final do segmento de ciclismo apenas a registar a queda do João Pereira, e o furo do João Amorim.
Partida (foto de www.triathlon.org)
Com muita gente junta na transição, no ínicio do ciclismo formaram-se grupos muito pequenos e pouco separados, que rapidamente se transformaram em poucos grupos, mas grandes. Seguia um grupo já numeroso na frente, eu seguia num 3º grupo que acabou por se juntar ao grupo do Amorim e do Ventura, e já à entrada de holten conseguimos entrar no 1º grupo. Na cidade o percurso fazia principalmente em ruas não muito largas, com curvas apertadas e estreitas, lombas grandes, zonas de empedrado, e tinha uma subida. Neste percurso, devido ao tamanho do pelotão e ao facto de não ter grande técnica em cima da bicicleta, nunca me consegui chegar à frente do grupo e andei todo o tempo mais a meio. Na 2ª volta, no final da subida, o grupo que vinha atrás de nós liderado pelo Palma colou, e ficou assim um grande grupo de cerca de 50 triatletas. Na descida em direcção ao parque de transição passei por algumas dificuldades e acabei por não entrar bem colocado no grupo,e como o grupo era grande, quando estava a entrar no parque, já estavam bastantes atletas a começar a correr.
Com a entrada de 50 atletlas, o parque de transição tornou-se um "pandemónio"... houve quedas, choques, bicicletas atravessadas, etc... Mal consegui sair do parque fiz um forcing para tentar chegar-me à frente. Na parte inicial ainda consegui passar bastantes atletas, mas nunca consegui chegar à frente. Acabei por acabar em 15º, e 1º Português, posição que poderia ter sido melhor caso tivesse controlado melhor o meu lugar de entrada no PT. Ainda assim acho que foi uma boa prova, pude competir com outros júniores, e representar a seleção nacional, o que é sempre bom.
Eu e o Palma a correr (foto do site da FTP)
Algumas fotos de evento em: http://gallery.ectriathlon2009.eu/
Eu antes de passar o "testemunho".
Guilherme a sair da água.